Iron Maiden anuncia nova turnê europeia em 2023

Por Luís Schuh Bocatios

Na última quinta (06), foi divulgado pelo Iron Maiden um vídeo de anúncio da próxima turnê do grupo, entitulada “The Future Past”. A banda acabou de fazer uma turnê pelo Brasil, tocando em Curitiba, Ribeirão Preto e São Paulo – além de liderar a noite do Metal no Rock In Rio.

Atualmente, está em turnê na América do Norte, cumprindo as últimas datas da turnê “Legacy Of The Beast”, que está sendo realizada desde 2018 e passou por duas fases: a primeira, pré-pandemia, era exclusivamente de clássicos, e a segunda, pós-pandemia, incluiu faixas mais novas, especialmente de “Senjutsu”, disco mais recente da banda, lançado em 2021.

No último show da turnê europeia nesse ano, em Lisboa, o vocalista Bruce Dickinson se despediu da plateia dizendo que iria vê-los “em algum lugar em turnê”, fazendo uma referência ao disco “Somewhere In Time”, lançado em 1986 e amplamente esquecido pela banda ao montar repertórios. Imediatamente, os fãs começaram a conjecturar sobre a possibilidade da banda realizar uma turnê dando maior destaque às músicas do álbum, já que todos os outros discos dos anos 80 receberam um cuidado especial.

Outras dicas de que isso poderia acontecer foram sendo dadas ao longo dos últimos meses, mas apenas nessa semana a turnê foi confirmada. Entre 2008 e 2009, o Iron Maiden rodou o mundo com a turnê “Somewhere Back In Time”, que, apesar de fazer referência ao disco, contava apenas com seus dois maiores sucessos – “Wasted Years” e “Heaven Can Wait”. Dessa vez, apesar dos rumores que a tour se chamaria “Somewhere On Tour”, o título escolhido foi “The Future Past”, que, além de remeter ao tema futurista do disco de 1986, também faz referência a uma “Days Of Future Past”, faixa do “Senjutsu”.

Em declaração para a imprensa estrangeira, Steve Harris – líder e baixista do Maiden – explicou o porque da banda ter escolhido revisitar Somewhere In Time em sua próxima excursão. “Essa turnê não apareceu nas várias retrospectivas que fizemos ao longo dos anos, pois elas foram baseadas em nossos vídeos de shows dos anos 80 e, infelizmente, não filmamos essa turnê. Recebemos muitos pedidos de fãs ao longo dos anos para muitas faixas, então agora vamos tocá-las”.

O empresário do grupo, Rod Smallwood, acrescentou que algumas faixas ainda não performadas de “Senjutsu” também farão parte do repertório. “Esta combinação dos dois álbuns que sentimos é muito animadora. Sabemos que os fãs querem ouvir esses trechos épicos de Senjutsu pela primeira vez ao vivo e achamos que, combinando-o com um álbum icônico como Somewhere In Time, faremos outra turnê realmente especial para os fãs antigos e novos”.

Repertório

No vídeo que anuncia a turnê, alguns easter-eggs sugerem partes do repertório. Além da música escolhida para tocar no vídeo ser “Stranger In A Strange Land”, um letreiro mostra as frases “Samurai 5… Cyborgs 5…”, que leva a crer que “Senjutsu” e “Somewhere In Time” terão cinco músicas cada no setlist. Além disso, a logo da cerveja oficial da banda, Trooper, é visto em uma parede, o que também faz parecer que a clássica “The Trooper”, como de costume, permanecerá no repertório.

Tendo em vista que a faixa “Senjutsu” já abriu os shows da última parte da “Legacy Of The Beast”, é de se imaginar que “Caught Somewhere In Time”, que abre o disco dos anos 80, comece os shows de “The Future Past”. Além disso, devem se fazer presentes os dois maiores sucessos do álbum, ” Wasted Years” e “Heaven Can Wait”, e, por ter sido a faixa escolhido no vídeo de anúncio, “Stranger In a Strange Land” deve ser tocada.

A performance da faixa “Alexander, The Great”, épico que fecha “Somewhere In Time”, é solicitada insistentemente pelos fãs desde seu lançamento, a ponto de virar piada, mas nunca foi executada ao vivo. Ao longo do tempo, todos os membros da banda disseram que gostariam de performá-la, mas a hora ainda não havia chegado. É agora ou nunca!

Referenciada no título da turnê, “Days Of Future Past” deve ser uma das músicas de “Senjutsu” escolhidas para fazer parte do repertório. Como Harris e Smallwood ressaltaram que o setlist terá a presença das faixas mais “épicas” do álbum, é de se esperar que “Hell On Earth”, uma das favoritas dos fãs, seja tocada. Por passarem dos dez minutos de duração, “Death Of The Celts” e “The Parchment” devem disputar um lugar na lista, com vantagem para a primeira, pela recepção que teve. Além delas, “The Time Machine” pode aparecer, até por causa de seu tema, assim como “The Writing On The Wall”, primeiro single do disco, está sendo tocada na turnê atual, e, pela excelente reação dos fãs, pode permanecer no setlist.

Conhecida por nunca deixar algumas músicas de fora, o Maiden deve manter a tradição e tocar os clássicos “Iron Maiden”, “The Number Of The Beast”, “Run To The Hills”, “The Trooper” e “Fear Of The Dark”. Mesmo assim, alguns fãs devem ficar decepcionados, pois lados-B cultuados pelos fãs de “Somewhere In Time”, como “Deja Vu” e, especialmente, “The Loneliness Of The Long Distance Runner”, devem ficar de fora.

Os shows da “The Future Past” começarão em julho de 2023 na Europa, aonde a banda tocará em grandes arenas, e devem chegar ao Brasil entre o fim de 2023 e 2024.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *